BB confirma alterações na Cassi. Vote não

Em uma postura típica de uma direção autoritária, o Banco do Brasil ignora os funcionários e confirma ao mercado que vai mudar o estatuto da Cassi. Os aposentados estão entre os mais prejudicados. A instituição não vai arcar com despesas extras para esse segmento, como é o caso da contribuição por dependente.

Embora não tenha deixado claro aos associados, a intenção do BB é reduzir as despesas com os atuais aposentados e não mais custear o plano de saúde para os funcionários que se aposentarem. Somente os acionistas saem ganhando com a medida, que terão os dividendos elevados.

Tem mais, o banco também tenta esconder que vai reduzir o custeio na Cassi gradativamente. A ideia é, até 2023, sair dos atuais 60% do total para 55%. No índice devem ser somados as contribuições normais do BB, aportes por dependentes da ativa e despesas administrativas até 2021.

Como a proposta do banco reequilibra a Cassi só até 2023, depois são esperados mais aumentos. Por tudo isso, é fundamental que o associado vote não para impedir que o BB controle a Cassi e reduza os compromissos financeiros com a saúde dos funcionários.