Mortalidade infantil no mundo é preocupante

Os dados sobre mortalidade infantil preocupam. No ano passado, em todo o mundo, foi registrada a morte de uma criança menor de 15 anos a cada um segundo. A OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que cerca de 6,3 milhões jovens morreram no período.

A maioria das mortes (5,4 milhões) aconteceu nos primeiros 5 anos de vida, sendo metade de recém-nascidos. São apontados como principais fatores para o número assustador de mortalidade infantil mundial complicações durante o parto, diarreia, sepse neonatal (infecção bacteriana), pneumonia e malária. 

Se nenhuma medida urgente for feita, a estimativa da OMS é de que 56 milhões de crianças menores de 5 anos morrerão até 2030 e a metade será recém-nascida. As principais causas para as mortes no caso de crianças e adolescentes de 5 a 14 anos são lesões por causa de afogamento e de acidentes de trânsito.  

A realidade seria outra se soluções simples foram adotadas pelos governos, como oferta de remédios, vacinas, esgotamento sanitário e eletricidade. É um absurdo milhões de bebês e crianças morrerem por falta de acesso a água, saneamento, nutrição adequada ou serviços básicos de saúde.