Representação dos trabalhadores em risco

A reforma trabalhista não só foi responsável pela retirada de direitos da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), mas também pelo enfraquecimento dos sindicatos. Diante da conjuntura difícil e instável, a representação dos trabalhadores pode ser extinta. 

Quem concorda com a afirmação é o economista Márcio Pochmann. Segundo ele, "o enfraquecimento dos sindicatos, em função da grave crise econômica e do desemprego massificado, acompanhado pela reforma trabalhista de Temer, pode levar a extinção da representação dos trabalhadores, favorecendo o rebaixamento dos salários, a desigualdade e a rotatividade".

A nova legislação trabalhista, em vigor desde novembro passado, foi aprovada quando o nível de desemprego já estava elevado e as lutas sindicais enfraquecidas.

O ano de 2017 foi um dos mais difíceis. Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), 1.566 greves, foram realizadas, 25,2% a menos do registrado em 2016, acompanhada da queda em 32,9% nas horas paradas.