Elites se empenham para entregar o pré-sal

Como se não bastasse ter apoiado o golpe de 2016, as elites brasileiras detentoras dos meios de comunicação cooperam na venda do pré-sal a grupo petrolíferos estrangeiros. É o caso da família Marinho.

Por meio de editorial do jornal O Globo e da manchete no Valor Econômico, o grupo afirma que "o Brasil poderá ganhar na loteria" com o leilão de cessão onerosa do pré-sal previsto para o ano que vem, mas não revela que o país perderia muito com a negociação.

As elites se apressam em fazer a propaganda para a venda do petróleo brasileiro sem que haja "risco eleitoral" representado pelos presidenciáveis Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT), que já se posicionaram contra a venda ao capital estrangeiro. O que as publicações não contam é que o pré-sal tem sido arrematado por preços irrisórios, o que causa escândalo entre os estudiosos do mercado do petróleo.

Não é de hoje que o grupo Globo assume essa postura. Desde a década de 1940, a família Marinho mantém aliança com grandes grupos estrangeiros. Atualmente, se empenha em dizer que o setor vai "de vento em popa", como se isso fosse resultado da gestão de Michel Temer que tem desmontado a empresa, quando, na verdade, acontece em função da alta do petróleo no mercado internacional.