Golpe na Caixa: aprovado mudança no estatuto

Em mais um ataque ao caráter 100% público da Caixa, o CA (Conselho de Administração) aprovou a mudança no estatuto que permite que diretorias da área de controle (jurídica, auditoria e corregedoria) sejam ocupadas por não concursados do banco. A aprovação foi feita, sem alarde, na segunda-feira (17/09). 

A alteração abre brecha para que as diretorias sejam ocupadas através de indicações político-partidárias. É um retrocesso acabar com a exclusividade dos empregados da Caixa nos cargos. A intenção é destruir a carreira dos bancários. No entanto, para entrar em vigor, a decisão deve ser aprovada pela Assembleia Geral do banco. A data ainda não foi marcada.

De todas as formas, o governo tenta enfraquecer a instituição para destruir o caráter social e a serviço da população. O número de empregados da Caixa está sendo reduzido com os planos de demissão voluntária, funções são cortadas, agências fechadas, precarização das condições de trabalho, além de estar emprestando menos e cobrando mais nas tarifas. 

Outro exemplo dos ataques aos empregados é que foi anunciado em agosto que a escolha de vice-presidentes em processo seletivo externo, por uma consultoria privada. Como falta pouco tempo para as eleições, tudo é feito para dificultar a manutenção da Caixa 100% pública no próximo governo e facilitar a privatização da empresa. O slogan adotado recentemente Compromisso com o Brasil parece piada.