Câncer de próstata: descoberta precoce pode salvar

No mundo, o câncer de próstata é o segundo mais incidente (15% dos casos) entre os homens. Atrás apenas do de pulmão (16,7%), segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer). Já no Brasil, depois do câncer de pele, o que atinge a próstata é o mais frequente.

O Novembro Azul tem a intenção de quebrar tabus ao conscientizar o público masculino sobre o quanto é importante o diagnóstico precoce da doença e o combate ao preconceito. Em todo país, o mês é dedicado realização de ações para esclarecer dúvidas, além de mutirões para encaminhamento de atendimento.

Dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros, são os principais sintomas do câncer de próstata.  Essencial que ao menor sintoma, o homem procure o proctologista ou urologista e deixe o preconceito e o medo de lado.

O Inca estima que 69 mil novos casos da doença sejam diagnosticados por ano. Um a cada 7,6 minutos. O problema é que no estágio inicial, a doença pode demorar a se manifestar. O tumor só é descoberto no estágio avançado em 95% dos casos. Por isso, é fundamental a prevenção.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que os homens com 45 anos ou mais façam os exames todos os anos. É necessário fazer o toque retal, oportunidade que o médico avalia o tamanho, forma e textura da próstata, e a dosagem do PSA no sangue. Nele, é medida a quantidade de uma proteína produzida pela glândula - Antígeno Prostático Específico.

Os exames são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA. Se alguma alteração for encontrada no exame de sangue ou no toque retal, é indicada a biópsia.