Centrais mobilizadas em defesa da aposentadoria 

Defender a aposentadoria do trabalhador brasileiro contra os ataques do novo governo é um dos principais focos das centrais sindicais, inclusive a CTB. Por isso, as entidades lançaram a Campanha Permanente em Defesa da Previdência Pública e Seguridade Social na semana passada e diversos atos serão realizados  em todo país.

Nesta quinta-feira (22/11), as centrais promovem o Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Previdência Pública e Universal com protestos, panfletagem de materiais, diálogo nas ruas com a população e assembleias nos locais de trabalho. 

Para o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, abandonar um modelo coletivo de financiamento por um individual, como é o caso da capitalização da Previdência, colocaria em risco a sobrevivência econômica de mais de quatro mil municípios que vivem dos benefícios previdenciários. “Está claro que essa é a demanda do mercado e daqueles que financiaram e apoiaram o golpe, por isso insistem na pauta”, ressalta. 

O próximo dia 26 também será de mobilização. Em protesto contra a ameaça do presidente eleito em extinguir o Ministério do Trabalho, as centrais realizam ato em frente ao órgão e em todas as Superintendências Regionais do Trabalho espalhadas pelo Brasil. Além de denunciar a proposta de reforma da Previdência.