Mulheres com filhos recebem até 40% a menos    

O mercado de trabalho brasileiro é muito injusto. A mulher bem sabe. Além de lidar com o preconceito para ascender profissionalmente e as distorções salariais em relação ao homem, a trabalhadora enfrenta um outro desafio que muita gente desconhece. Quanto mais filhos tem, menor é o salário que ganha.

A diferença pode chegar a 40%, revela pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os números mostram que o salário médio de uma mulher sem filho é de R$ 2.115,00. Mas, após o nascimento do primeiro herdeiro o valor cai em 24%. 

A queda é mais acentuada à medida que tem mais filhos e uma trabalhadora com três ou mais crianças vê o rendimento ser cortado em quase 40%. A pesquisa considerou apenas as mulheres entre 25 e 35 anos e casadas. No grupo, a maioria que está na mercado de trabalho tem filhos. No primeiro semestre, somavam 2,92 milhões de trabalhadoras contra 1,36 milhão das que não são mães. 

Além do preconceito, um problema secular do país, parte das dificuldades se devem a falta de políticas públicas pensadas para manter a mulher no mercado de trabalho, como a oferta de creches. O IBGE mostra que apenas 32,7% das crianças de zero a três anos estão matriculadas em algum centro educacional infantil.