Sindicato na luta em defesa do BNB e do FNE

O movimento sindical segue mobilizado pela manutenção do veto 22/2018, referente a artigo da Lei 13.682/2018. Nele, é previsto que os recursos dos fundos constitucionais sejam utilizados para equalizar as taxas de juros das aplicações do BNDES. Provavelmente, a matéria seja votada nesta quarta-feira (12/12), às 16h30, no Congresso Nacional.  

Os representantes dos trabalhadores consideram a derrubada do veto prejudicial porque a equalização do BNDES será realizada através dos fundos constitucionais. Como consequência, os recursos do BNB, do BASA e das regiões podem ser reduzidos, além de comprometer a existência das instituições e dos próprios fundos. 

Se o veto 22/2018 não for mantido, o dinheiro dos fundos constitucionais de financiamento do Nordeste (FNE), do Norte (FCO) e do Centro-Oeste (FCO) seria utilizado para subsidiar aplicações de recursos por parte do BNDES em projetos de infraestrutura. Ou seja, retirariam recursos destinados para atividades produtivas na Região Nordeste, sendo a maioria mini, micro e pequenos empreendimentos rurais e urbanos, que já são carentes de investimentos.

Últimas notícias