Referência, programa de alimentação saudável acaba

Entre tantas iniciativas importantes que foram extintas em dois dias neste ano, uma chama muita atenção. A extinção do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), responsável por assegurar o direito humano à alimentação adequada.

De acordo com a nova configuração, a política nacional de segurança alimentar fica sob responsabilidade do Ministério da Cidadania, que não tem participação da sociedade. Também teve fim a implementação de ações públicas de segurança alimentar e nutricional.

O Consea era formado por 60 pessoas, sendo dois terços representantes da sociedade e os demais do governo, tinha caráter consultivo, e formulou propostas como o Plano Safra da Agricultura Familiar, PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar). O fim do Consea, que sempre atuou pela proibição de agrotóxicos banidos em outros países e que ainda são utilizados no Brasil, representa o encerramento do debate construído no país sobre a fome, com ações de enfrentamento que se tornaram referência no mundo.