Informalidade aumenta acidente de trabalho

No Brasil, a cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho e a cada 3 horas e 38 minutos um cidadão perde a vida pela falta de prevenção à saúde e à segurança do trabalho, segundo o MPT (Ministério Público do Trabalho). 

O número coloca o Brasil na quarta posição mundial entre os que países com mais registros de acidente de trabalho e o trabalhador informal é o que está mais exposto aos riscos. O cenário atual não aponta mudanças. 

A reforma trabalhista alterou a relação de trabalho e a maioria das vagas criadas no país é informal. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que entre novembro de 2017 e o mesmo mês do ano passado, 601 mil pessoas entraram no mercado informal, alta de 5,5%. 

O país tem agora cerca de 38 milhões de trabalhadores sem carteira assinada, número maior do que os formais, em torno de 33 milhões. O cenário ruim deixado por Temer, pode piorar com o governo Bolsonaro. O presidente já declarou diversas vezes que pretende aprofundar a reforma trabalhista, retirando direitos e deixando o trabalhador mais vulnerável à acidentes de trabalho.  

A OIT (Organização Internacional do Trabalho) alerta que a informalidade gera subnotificações e na maioria dos casos a empresa não faz a CAT (Comunição por Acidente de Trabalho). Um estudo da Organização revela que a cada acidente de trabalho notificado, sete deixam de ser informados.