O desafio de alimentar o planeta até 2050

Estima-se que até 2050 a população no planeta será de 10 bilhões de pessoas. A pergunta que especialistas têm feito é, como alimentar de maneira saudável e ao mesmo tempo preservar a terra? A solução seria limitar o consumo de carne vermelha e açúcar.

O relatório elaborado pela revista The Lancet e a ONG Fondation EAT mostra que se as duas medidas forem tomadas seriam evitadas 11 milhões de mortes prematuras por ano, além de ajudar o meio ambiente. Ainda de acordo com o estudo, a dieta consiste em retirar metade do consumo de carne vermelha e açúcar e dobrar a quantidade de frutas, legumes e oleaginosas.

O ideal seria incluir todos os dias no cardápio 300 gramas de legumes, 200 gramas de frutas, 200 gramas de grãos completos como arroz, milho ou trigo, 250 gramas de leite e somente 14 gramas de carne vermelha. O que não significa que as pessoas devem comer exatamente a mesma coisa, mas adaptar as recomendações à cultura, geografia e demografia. 

As disparidades do nível cultural e desenvolvimento são os empecilhos de um possível acordo para os objetivos globais. Um exemplo está nos Estados Unidos, onde o consumo diário médio de carne vermelha é de cerca de 280 gramas, 20 vezes a mais do que o recomendado, enquanto mais de 820 milhões de pessoas passam fome no mundo. Ainda segundo o estudo, 2,4 bilhões comem mais do que deveriam e metade da população mundial apresenta carências nutricionais.