Dia do aposentado sem nada a comemorar 

O Dia Nacional do Aposentado, celebrado nesta quinta-feira (24/01), será de tristeza e apreensão sobre os desdobramentos da reforma da Previdência que o governo Bolsonaro quer impor ao brasileiro. Com a medida, milhões de trabalhadores vão perder o direito a tão sonhada aposentadoria.

A proposta cria o sistema de capitalização com contas individuais. Pela iniciativa - fracassada em outros países - o trabalhador deposita mensalmente o valor em uma conta e quando se aposenta começa a receber pelo que contribuiu. O problema é que parte do valor depositado pelo trabalhador ao longo de anos fica com a empresa administradora, reduzindo drasticamente a aposentadoria. 

Quem ganha com o sistema são os bancos. No Chile, por exemplo, o benefício recebido pelos aposentados é bem menor do que um salário mínimo, o que fez o governo chileno voltar atrás e fazer uma nova reforma. 

Não é só isso. Os aposentados também são a base da renda de muitos lares no Brasil. Pelo menos 10,8 milhões de brasileiros dependem da renda de idosos para viver, segundo a LCA Consultores. Ou seja, com a reforma, a situação pode ficar ainda mais apertada. 

O esperado de quem trabalhou a sua vida inteira é ter tranquilidade para curtir a aposentadoria em paz e com saúde. Mas a situação econômica do país não está favorecendo. Resta saber até quando esta faixa da população, que deveria ser respeitada, será atacada e vítima de desmontes.