Notícia

[Cada brasileiro joga mais de 40 kg de comida no lixo ]

Cada brasileiro joga mais de 40 kg de comida no lixo 

Postado dia: 12/02/2019 - 16:44

Todo mundo conhece aquela família que na hora de colocar comida à mesa faz o discurso de que "é melhor sobrar do que faltar". Mas, é justamente esse costume que impulsiona o desperdício de alimentos no Brasil, segundo pesquisa da Embrapa com apoio da Fundação Getúlio Vargas. A preferência pela fartura faz com que cada brasileiro jogue mais de 40 kg de comida no lixo por ano. 

De acordo com o estudo, uma família joga fora quase 130 kg de comida por ano, uma média de 41,6 kg por pessoa. Arroz (22%), carne bovina (20%), feijão (16%) e frango (15%) estão entre os alimentos que mais vão ao lixo. 

Não é só o peso no bolso, o meio ambiente é prejudicado. Para a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), se o desperdício de alimentos fosse concentrado em um único país, ele seria o terceiro maior emissor de gases de efeito estufa do mundo, depois dos EUA e da China, representando 8% das emissões globais, e o maior usuário de água, ultrapassando a Índia e a China. 

No Brasil, o grande desperdício de alimentos anda de mãos dadas com a insegurança alimentar, o que é péssimo para um país onde 54,8 milhões de pessoas vivendo com até 5,5 dólares por dia, linha de pobreza proposta pelo Banco Mundial.