SBBA em simpósio sobre futuro do trabalho

O que esperar sobre as relações trabalhistas frente a uma tecnologia crescente, característica marcante do nosso tempo? Foi essa discussão do Simpósio no MPT (Ministério Público do Trabalho), realizado nesta quinta-feira (21/02), em Salvador. Com o tema Futuro do Trabalho: os efeitos da quarta revolução industrial na sociedade, o evento se propôs a discutir a troca de trabalhadores por máquinas.

O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, argumentou que o Brasil precisa disputar a fronteira tecnológica. Para ele, não dá para aceitar um país com tamanha dimensão e ter a indústria destruída com baixos investimentos em ciência e tecnologia. Ao mesmo tempo, os avanços não podem ser apropriados por uma pequena parcela da sociedade que concentra quase toda a riqueza.

"No ritmo que a humanidade caminha, teremos um pequeno punhado de famílias com acesso às mais variadas gamas de inovação, enquanto uma legião de miseráveis, sem empregos, com baixa remuneração e sem acesso às tecnologias, ficará cada vez mais sem perspectiva".

Os trabalhadores devem se unir para enfrentar esse processo de exclusão, que visa reduzir o custo da mão de obra, em favor da acumulação de dinheiro nas mãos de empresas multibilionárias.