Notícia

[Bancários terão campanha sobre diversidade]

Bancários terão campanha sobre diversidade

Postado dia: 11/04/2019 - 08:46

Bancários de todo o país participarão de uma campanha sobre questões de diversidade. A proposta é do Comando Nacional e tem como objetivo acabar com o preconceito no ambiente de trabalho. A primeira reunião para definir conteúdo, materiais e mídia está prevista para maio.

A campanha começa em junho. Entre agosto e outubro, acontece a aplicação de questionários à categoria. Os resultados devem ser tabulados e analisados de novembro a janeiro e a divulgação deve ser feita em fevereiro de 2020.

O cronograma foi definido pelo Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), durante a mesa permanente de igualdade e oportunidades, nesta quarta-feira (10/04), em São Paulo. A ONU Mulheres, OIT (Organização Internacional do Trabalho) e o MPT (Ministério Público do Trabalho) serão convidados para contribuir com a campanha.  

A iniciativa vem em boa hora. A discriminação tem crescido em todo o mundo, com o avanço do conservadorismo. O aumento dos casos de violência também está ligado ao preconceito. Portanto, combatê-lo é fundamental na busca do bem-estar social.

Mulheres
Embora a reunião tenha sido positiva, alguns pontos importantes ficaram sem resposta. A Fenaban pediu mais tempo para analisar a proposta que prevê a criação de um canal de atendimento às bancárias vítimas de violência, seja doméstica ou em outro ambiente, inclusive no trabalho. O assunto volta à pauta na próxima reunião.

Importante destacar que a violência contra a mulher atinge a todos, até a economia. Pesquisa realizada pela Universidade Federal do Ceará mostra que a violência doméstica gera perda de R$ 1 bilhão por ano ao mercado de trabalho.