Atenção com clonagem do cartão de crédito

O cartão de crédito caiu no gosto popular. Muita gente utiliza a modalidade para conseguir pagar as contas do mês ou então ganhar milhas e garantir uma viagem. Mas, seja qual for o caso, o cidadão deve ter cuidado redobrado ao utiliza-lo, pois o número de fraudes é cada vez maior.

Nos últimos 12 meses, 8,9 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes, a maioria (41%) ligada à clonagem do cartão de crédito. A segunda fraude mais comum é o recebimento de boletos falsos (13%), aponta levantamento da CNDL (Confederação Nacional dos Lojistas).  

Clonagem de cartão de débito e contratação de empréstimos e financiamentos aparecem em seguida, com 11% das ocorrências. As compras realizadas pela internet são responsáveis pela maioria dos golpes, 48%. Portanto, embora tenha facilidade, o cuidado deve ser total. 

Sobre os principais problemas enfrentados pelas vítimas de ações fraudulentas estão as compras indevidas em nome da pessoa (37%) e os prejuízos financeiros (24%). Além de comprometer a saúde financeira, os transtornos podem trazer outras dores de cabeça, como a inclusão indevida em cadastros de devedores. O ideal mesmo é ficar ligado para não ter o problema.