Centrais unificam ato nacional do 1º de maio 

Na luta em defesa dos direitos e do emprego decente e contra a reforma da Previdência, todas as centrais sindicais vão promover um grande ato unificado no 1º de maio, Dia do Trabalhador. Em Salvador, a atividade acontece no Farol da Barra, a partir das 15h.

O presidente da CTb Bahia, Pascoal Carneiro, destaca que a mobilização "vai marcar a história das lutas sociais por melhorias trabalhistas e por qualidade de vida para a população". A PEC 06/2019 impõe a idade mínima de aposentadoria de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres, além do aumento do tempo de mínimo de contribuição de 15 para 20 anos. As mulheres serão as prejudicadas. 

A proposta do governo não pode ser chamada de reforma, pois quer o fim da aposentadoria e ataca o direito dos mais pobres. O presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, destaca que a motivação do ato unificado vem exatamente da necessidade de dar resposta ao ambiente hostil que o país se encontra. "É um governo que defende uma agenda ultraliberal, de viés fascista, de extrema-direita, legislando interesses do grande capital", reforça.

Sem esquecer que, caso a reforma da Previdência seja aprovada, o governo quer pretende meter a mão no abono salarial e reduzir drasticamente o valor do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Enquanto faz repasses aos banqueiros, a equipe econômica de Bolsonaro quer economizar às custas dos trabalhadores.