Bolsonaro não dá nada pela educação. Só tira

A partir dos 14 anos, o jovem já pode trabalhar se for na modalidade Jovem Aprendiz. No entanto, 35% das pessoas nessa faixa etária ainda não conseguiram completar o ensino fundamental, é o que aponta levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). 

O ensino fundamental é a segunda etapa da educação básica. Dura nove anos para ser concluído e é voltado para a população entre 6 e 14 anos. Norte e Nordeste apresentam taxas de baixa escolaridade, maior do que a média nacional, 44,1% e 38,7%, respectivamente. No Sudeste, o índice é de 29,2%, Centro-Oeste, 33,5% e Sul, 34%. Os dados ainda apontam que apenas 48% dos brasileiros acima de 14 anos no primeiro trimestre de 2019 concluíram ao menos o ensino médio. 

Os números são preocupantes e o governo até agora não apresentou nenhuma pauta eficaz para resolver o problema. Pelo contrário. Cortou verbas da educação, o que agrava ainda mais a situação. 

Para se ter ideia, no Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) os cortes chegaram a 47%, de acordo a Secretaria de Orçamento Federal. Isso sem falar na educação básica. A medida compromete o transporte, materiais didáticos e até a construção de creches. Por isso, 30 de maio, será mais um Dia Nacional de Luta Pela Educação. Em Salvador, a manifestação sai do Campo Grande, às 10h.