Governo abre caminho para acidentes de trabalho

Com o corte de 90% nas Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no trabalho, o governo Bolsonaro abre caminho para que mais acidentes de trabalho aconteçam no Brasil.

Entre as 36 normas revisadas, está a NR 12, que regula máquinas e equipamentos. De acordo dados da Previdência Social, o setor é o responsável pelo maior número de acidentes de trabalho no país. De 2012 a 2018, foram registrados 528.473 casos. 

Desses, pelo menos 2.058 terminaram com a morte do trabalhador. Outros 25.790 tiveram algum membro amputado. O total de mortes nesse grupo é 15 vezes maior do que a média das demais causas de acidentes de trabalho, segundo o Ministério do Trabalho. 

Agora, com a medida de Bolsonaro, os números que já são altíssimos podem aumentar ainda mais, já que as empresas, que já não investem, vão negligenciar mais ainda com as questões de segurança do trabalho.

Para justificar a redução, o presidente afirma que há custos absurdos para as empresas. Quer dizer, não pensa na proteção à vida e deixa o trabalhador mais vulnerável e desprotegido.