Privatizar as estatais causaria danos irreparáveis

O ministro da Economia, Paulo Guedes, frequentemente fala em privatizar o máximo de empresas que puder, inclusive, os bancos públicos. No entanto, se BB e Caixa forem entregues ao capital privado, os brasileiros terão prejuízos incontáveis. 

A economia nacional ficaria muito fragilizada. Para se ter ideia, as duas estatais são as principais responsáveis pela concessão de crédito imobiliário e agrícola no país, além de estimular as pequenas e médias empresas. Também são eficientes e lucrativas. 

Juntas, as empresas públicas brasileiras distribuíram mais de R$ 285 bilhões em dividendos para a União entre 2002 e 2016. Os bancos públicos foram responsáveis por R$ 203 bilhões do total, aponta o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Tem mais, os lucros das estatais são estratégicos para compor o orçamento público federal em áreas como saúde, educação e segurança pública. No entanto, na contramão dos interesses da nação, Paulo Guedes já chegou até a cogitar uma fusão entre o BB e o Bank of América. O movimento sindical está atento e vai lutar para evitar mais um retrocesso ao país.