Sindicato orienta sobre 2ª ação do anuênio do BB

Os funcionários do Banco do Brasil que estão na lista dos substituídos na segunda ação do anuênio receberam informações, na noite desta terça-feira (16/07), sobre o andamento e os possíveis desfechos do processo, ajuizado em 2009. 


Os esclarecimentos foram feitos pelo diretor do Departamento Jurídico do Sindicato dos Bancários da Bahia, Fábio Lédo, e pelo advogado responsável pela ação, Marcelo Sotto Maior. 


Foram esclarecidas as dúvidas mais frequentes dos empregados, principalmente em relação à lista do processo, e foi feito um histórico desde o início do processo. 


Os funcionários ainda receberam informação que entendimento recente dos tribunais superiores apontou que não cabe revisão do benefício previdenciário pago pela Previ, em decorrência de ações trabalhistas. Porém, cabe, em tese, nova ação contra a empresa cobrando indenização dos valores decorrentes desta revisão. 


Também foi alertado que a reunião era exclusiva para os beneficiados na ação de 2009 e não na de 2004. São processos distintos, em tramitação e estágios diferentes. 


Segundo Fábio Lédo, a esperança é que o processo volte à tramitação normal e que o recurso não demore a ser julgado. Atualmente, a segunda ação do anuênio do BB está no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) para julgamento do recurso da entidade.  


Com o voto do relator, o julgamento já se iniciou, mas, como o processo envolve três desembargadores, necessita do voto favorável da maioria. Porém, um deles pediu novo prazo para analisar melhor ação.