Categoria participa de campanha da diversidade

O combate à discriminação nos bancos é uma luta constante do movimento sindical. Como uma ferramenta para coibir a prática e promover atitudes inclusivas e oportunidades igualitárias no ambiente de trabalho, até outubro acontece campanha de valorização da diversidade dos bancos. 


A iniciativa também tem o intuito de transformar os bancários em agentes da diversidade em todos os ambientes da sociedade para combater o preconceito. Em cada agência um representante responsável deve promover os debates sobre o tema. 


Um conteúdo informativo, estudos e dados foram disponibilizados no HotSite da Diversidade para formar e mudar a cultura preconceituosa que ainda impera na sociedade e em todo setor financeiro. 


A maioria da população é composta por pessoas negras, sendo que somente 5% integram o quadro executivo das 500 maiores empresas. A página da campanha também destaca que o Brasil possui mais de 45 milhões de PCDs (Pessoas com Deficiência). E, apesar da Lei de Cotas, o índice do total de empregos formais de trabalhadores nestas condições ainda é menor do que 1%.  


A campanha segue até outubro, quando a fase de questionário do 3° Censo da Diversidade termina. A aplicação do levantamento com os bancários começa em agosto e a previsão é que os resultados sejam tabulados e analisados entre novembro e janeiro. A divulgação deve ser feita em fevereiro de 2020. A iniciativa é fruto da parceria entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos).