A Previ presta conta aos funcionários do BB

Para prestar contas, a diretoria Executiva da Previ reuniu os participantes no auditório do Banco do Brasil do Comércio, na manhã desta sexta-feira (09/08). Os dados foram apresentados pela diretora de Planejamento e pelo diretor de Participações, Paulo Goto e Renato Proença, respectivamente.


Na oportunidade, ressaltaram que 2018 foi um ano positivo para a Previ, com desempenhos superiores à meta atuarial acumulada de 8,61% nos planos de benefícios. O Plano 1, por exemplo, apresentou resultado superavitário de R$ 6,5 bilhões e rentabilidade acumulada de 18,82%. Já a do Previ Futuro, foi de 14,06%.

O presidente do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos, destacou a necessidade de enfrentar a resolução CGPAR 25, que atinge em cheio os fundos de pensão das estatais, repercutindo diretamente na sustentabilidade do plano de previdência complementar. A medida ameaça a sobrevivência destas instituições.


Não é de hoje que setores ligados a interesse de fundos de previdência privada, articulados com interesse do mercado financeiro, tentam enfraquecer as instituições. A CGPAR 25 foi editada pelo governo federal e estabelece mudanças como limitar a 8,5% da folha de pagamento a participação da patrocinadora na contribuição normal em novos planos e na gestão dos fundos.


“O movimento sindical sempre esteve à frente para defender a Previ e garantiu que ela possa continuar pagando o complemento da aposentadoria dos trabalhadores do BB”, reforçou Vasconcelos. Também participaram do Sindicato os diretores Fábio Lédo e Agnaldo Matos.