Agências não podem funcionar aos sábados

Os bancários estão prestes a garantir uma importante vitória na briga contra a agenda neoliberal do governo. As agências vão continuar sem poder abrir aos sábados, conforme determina a legislação. Depois de um debate que entrou pela noite, o Senado retirou da Medida Provisória 881, a revogação da lei 4.178/62, que proíbe a abertura dos bancos aos sábados.


Sendo assim, as agências só podem abrir de segunda a sexta-feira. A revisão aconteceu graças ao pedido de Jaques Wagner (PT/BA), que apontou erro no texto. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP), acatou a questão e retirou o trecho da MP 881, chamada de Liberdade Econômica.


Outros artigos da medida foram revogados, beneficiando também professores, comerciários e empregados de empresas de telefonia. Também saíram do texto, os artigos que acabavam com o repouso semanal remunerado e o pagamento de salário nos dias de feriados civis e religiosos. 


A notícia, sem dúvida, é boa. Mas, é preciso correr para que projeto não seja sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) antes da correção. Por isso, Jaques Wagner pediu urgência à Mesa do Senado.