Riqueza mundial nas mãos de 2% apenas

O neoliberalismo, radicalizado depois da crise financeira mundial de 2008, aumenta a concentração de riqueza e, consequentemente, as desigualdades sociais. O grupo dos 2% mais ricos do mundo tem mais da metade de toda a riqueza mundial e os 80% mais pobres possuem apenas 6%.


A pesquisa do grupo de ativistas TheRules mostra que as 300 pessoas mais abonadas têm patrimônio igual ao dos 3 bilhões mais pobres. Além da política econômica, o corte de direitos e o achatamento do salário dos trabalhadores pelo mundo contribuem para agravar as diferenças sociais.


Para se ter ideia, há 200 anos os países mais ricos do mundo concentravam cerca de três vezes mais riquezas dos mais pobres. Hoje, a diferença pulou para 80 vezes. A dívida das nações subdesenvolvidas e em desenvolvimento com o FMI e grandes bancos também agravam a situação. O Fundo Monetário Internacional e as grandes organizações financeiras recebem anualmente cerca de US$ 600 bilhões de pagamento de dívidas, boa parte referente aos juros.