Funcef na promessa de rever o equacionamento

Só promessa na Funcef sobre a possibilidade de revisão do equacionamento. Apesar de ter divulgado o balanço com déficit acumulado dos planos de benefícios de R$ 6 bilhões e crescimento de R$ 806 milhões no acumulado do ano, a Fundação ainda não se manifestou. 


Os participantes aguardam posição há 10 meses. A Funcef informou que estava realizando estudos internos depois da resolução 30 do CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complementar). Mas, até agora nada. Nem concluiu os estudos, nem dá qualquer tipo de previsão. 


A medida prevê a revisão dos planos de equacionamento e a ampliação dos prazos para pagamento. Desta forma, amenizaria o impacto das contribuições extraordinárias no bolso dos trabalhadores. 


Sem a revisão, os mais atingidos são os participantes da Reg/Replan Saldado, pois a rentabilidade prevista para 4,73% não passou dos 3,82%. Atualmente, os aposentados pagam contribuições extraordinárias referentes aos resultados negativos de 2014, 2015 e 2016. 


Mesmo com as constantes cobranças do movimento sindical para obter posicionamento da Funcef, a apreensão dos participantes cresce com a expectativa da cobrança da parcela de equacionamento sobre o 13º salário.