Notícia

[Danos da tecnologia nas relações de trabalho]

Danos da tecnologia nas relações de trabalho

Postado dia: 07/10/2019 - 17:14

Não há como negar. A tecnologia mudou as relações humanas e proporciona uma imensidão de benefícios para o dia a dia. Tudo ou quase tudo hoje pode ser feito com poucos cliques em uma tela de celular. Até aí está tudo "beleza". O problema é que a nova ferramenta também invadiu o mundo do trabalho e, muitas vezes, sem controle de hora.


É comum, por exemplo, o trabalhador receber mensagem fora do expediente, no fim de semana, durante as férias e até mesmo altas horas da noite. E como no mundo moderno "tudo é para ontem", a resposta tem de ser imediata. Esperar, muitas vezes, vira motivo de reclamação no dia seguinte. 


O trabalhador deve ficar atento. As empresas também. Pois as mensagens fora de horário podem desrespeitar os direitos trabalhistas, sobretudo no quesito extrapolação da jornada e hora extra. A Justiça está atenta, principalmente ao uso indevido do Whatsapp.


Especialistas destacam que, antes de acionar o trabalhador fora do horário, a empresa deve verificar a real necessidade da atuação. Mesmo que seja uma demanda urgente, o ideal é esperar até o dia seguinte, no horário da jornada. Caso não possa aguardar, ao solicitar a carga de trabalho adicional é importante que o trabalhador seja recompensado depois de alguma forma: ou com pagamento de hora extra, com folgas ou aumentando o descanso intrajornada.