SBBA participa de debate no Procon de Lauro

Atuante na defesa do consumidor, o Procon municipal em Lauro de Freitas completa 1 ano de atividade. Na comemoração, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (17/10), o Sindicato dos Bancários da Bahia foi convidado a participar para debater sobre direito do consumidor bancário, duramente atacado e que também é de responsabilidade do órgão a garantia do código.

Ainda que atuação do Procon seja eficiente, muitos artigos do código do consumidor não são cumpridos nos estabelecimentos. Nos bancos, problemas com segurança, excessos de filas, vendas casadas, tarifas alta, juros abusivos, são exemplos de descumprimento da lei por parte das instituições bancárias. O Sindicato e o Procon tem atuado em parceria, já que são enviadas denúncias no intuito de corrigir as distorções do sistema financeiro.

O presidente do SBBA, Augusto Vasconcelos, fez um alerta sobre as falhas nos bancos. “A culpa e responsabilidade por eventuais infrações não é do trabalhador que está na agência. A responsabilidade vem de uma orientação equivocada das direções das empresas, as mais lucrativas da economia nacional”. 

Durante evento também foi lançado o Código de Defesa do Consumidor em braile, instrumento de inclusão para deficientes visuais. Estiveram presentes o superintendente estadual do Procon, Felipe Vieira, o coordenador da unidade em Lauro de Freitas, Gleydson Faleiro, a prefeita Moema Gramacho, além de representantes dos bancos que operam na cidade.