As estatais ajudam a girar economia nacional

Privatizar as estatais é acabar com políticas que contribuem para a economia, o desenvolvimento do país e a redução das desigualdades sociais. São os bancos públicos que ofertam crédito mais barato. Para relembrar, em 2008, graças à política de juros adotada pelo governo federal junto a essas instituições públicas foi possível reduzir os efeitos da crise financeira internacional.Até 2016, os bancos públicos eram responsáveis por 56% do crédito no Brasil. 


De 2008 a 2016, o financiamento ofertado pelo BNDES aumentou 76,2% em termos reais, somando R$ 601 bilhões. Do montante, R$ 522 bilhões foram destinados ao investimento de empresas na economia.


O BNB, por exemplo, possui o "Crediamigo", que ajuda a diminuir desigualdades através da inclusão financeira. Entre 50% e 60% dos beneficiários superaram as linhas de pobreza. Pessoas com mais de cinco anos de programa aumentaram entre 36% e 41% as chances de sair da difícil situação. 


São os bancos da rede oficial que atendem maior parte de municípios no país. Estão presentes, sobretudo, em regiões mais carentes em termos de atendimento bancário. Na região Norte, 63,3% do total de agências são de bancos públicos e na Região Nordeste, 59,3%”.