Bancos brasileiros são os mais rentáveis do mundo

Não tem para ninguém. Enquanto milhões de brasileiros vivem na miséria, poucos ganham bilhões. É o caso dos banqueiros.  No quesito retorno sobre o patrimônio (ROE), os bancos em atividade no Brasil têm o melhor resultado, em uma lista de 45 empresas com mais de US$ 100 bilhões em ativos.


O Santander Brasil lidera o ranking, com ROE de 19,25%. O lucro líquido também apresenta alta. No acumulado do ano - até setembro - chegou a R$ 10,8 bilhões. Mesmo assim, o banco demite e reduz os investimentos em segurança física, deixando clientes e funcionários na mão.   


Não muito distante do Santander, está o Itaú com retorno sobre o patrimônio de 18,59%. Há algum tempo que as duas empresas se alternam na liderança do ranking feito pela Economática. O terceiro lugar é do Bradesco, com 17,97%, seguido de perto pelo BB, com 17,71%.


O primeiro estrangeiro a aparecer na lista é o Royal Bank of Canadá, na quinta colocação, com ROE de 16,13%. O levantamento mostra ainda que a rentabilidade dos bancos brasileiros, no terceiro trimestre, foi mais do que o dobro da dos norte-americanos. Em números, o ROE dos brasileiros foi de 18,28%, ante os 8% dos norte-americanos.


Os dados não deixam dúvidas: o setor bancário manda o Brasil. Mesmo em um cenário de crise, mantém os números positivos e em curva crescente. Sinal de que a agenda do sistema financeiro vem sendo muito bem cumprida pelo governo e pelo Congresso Nacional.


Enquanto isso, na base da pirâmide social, o povo pena, com o desemprego, o arrocho salarial e perda de direitos. Sem falar nos cortes nas políticas de inclusão social.