No Brasil, zap é a principal fonte de informação

As redes sociais possibilitam uma centena de avanços ao mundo atual. Mas, é preciso ter cuidado, pois muita gente se aproveita para disseminar mentiras e, nessa guerra, o primeiro alvo é a verdade. 


Para se ter ideia, segundo estatísticas do Google, enquanto uma postagem verdadeira atinge, em média, 1 mil pessoas, as falsas chegam a 100 mil. Um cenário propício para as Fake News


No Brasil, a atenção deve ser ainda maior. Isso porque uma pesquisa realizada pela Câmara Federal e pelo Senado revela que o whatsapp é a principal fonte de informação do brasileiro. A plataforma possui 136 milhões de usuários. Desses, 79% disseram receber notícias pelo zap


O índice de brasileiros que confiam nas informações enviadas pelo Whatsapp é tão grande que fica atrás até dos veículos tradicionais. De acordo com a pesquisa, apenas 50% dos entrevistados se atualizam pela televisão, 44% usam o Facebook, 38% os sites de notícias, 30% o Instagram e 22% as emissoras de rádio. O jornal impresso, cada vez menos valorizado, foi citado apenas por 8% dos participantes e o Twitter, 7%. 


A forma como as pessoas reagem às informações divulgadas pelas redes sociais também foi avaliada. O tipo de ação mais comum foi a curtida (41%). Em seguida aparecem o compartilhamento de posts (20%), publicação de conteúdos (19%) e comentários em mensagens de outros (15%).