Rubem Novaes confirma: quer privatizar o BB 

O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, confirmou que quer privatizar a instituição financeira. "Eu poderia ficar aqui e explicar como seria vantajoso a privatização. Mas seria chover no molhado. Eu sou a favor? Sou". 


No entanto, Novaes afirmou durante a audiência pública da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público na Câmara Federal, nesta terça-feira (10/12), que o BB não será vendido. Ninguém acredita, é claro. 


O desmonte do banco comprova o que pode vir por aí em breve. O governo vendeu a participação na resseguradora IRB, as frações na BB Seguridade, Neoenergia, Cibrasec (Companhia Brasileira Securitização) e Seguradora Brasileira de Crédito à Exportação (SBCE), além de ter feito oferta secundária de ações.  


Os parlamentares presentes na audiência, no entanto, são contra o desmonte e a privatização do Banco Brasil. Destacaram que as estatais cumprem um papel importante na cadeia de desenvolvimento do país. Fornecem crédito a juros mais baixos, financiam moradias para quem deseja a casa própria, está na agricultura, nas grandes empresas, microempresas e setores informais.  


Ainda ressaltaram que os bancos públicos são o primeiro acesso das pessoas ao sistema bancário e de crédito, principalmente em cidades pequenas, onde os privados não têm interesse. 


A deputada federal Érika Kokay (PT-DF) afirmou que o povo brasileiro precisa do BB, pois a empresa é um instrumento estratégico para o desenvolvimento nacional. "Um banco como esse não poderia ter na presidência alguém que diz que: 'É minha opinião, não é do governo. Mas eu acho que em algum momento a privatização do Banco do Brasil é inevitável'. Se o banco não será privatizado, suas subsidiárias estão em risco".