GT de Saúde do banco Itaú obtém progresso

Após reunião em São Paulo, com o banco, o GT (Grupo de Trabalho) de Saúde do Itaú conquistou o parcelamento do adiantamento de salário aos trabalhadores afastados. A proposta, apresentada nesta quarta-feira (11/12), varia de 3 a 12 vezes, a depender da quantidade de salários envolvidos na dívida do trabalhador. 


A condição para o acordo é que caso o valor não seja quitado na folha, poderá ser descontado até 50% do pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). Antes da negociação, o banco descontava toda a gratificação.


A medida é importante, pois o trabalhador, ao se afastar, mantém os compromissos financeiros, que somados aos gastos com o tratamento, os deixa sem condições de quitar a dívida de uma vez só. 


Outro trunfo da negociação foi sobre os atestados médicos. Agora o funcionário que precisar se afastar em até quatro dias poderá enviar direto para a área de licenças pelo IU Conecta, que é o aplicativo dos funcionários do banco. O objetivo do movimento sindical agora é ampliação do serviço para afastamentos de 15 dias ou mais, já que por muitas vezes o trabalhador não consegue levar a comprovação até o local de trabalho. Sem contar que o gestor, por conta da sobrecarga de trabalho, atrasa o processo. 


O próximo passo do Itaú será enviar os termos ao movimento sindical, que fará avaliação final antes da assinatura do acordo. Será criado um grupo de trabalho bipartite para operacionalização.