Regras de segurança podem ser federalizadas

Prezando pela proteção da categoria e dos que realizam operações nas agências físicas, o movimento sindical reivindicou a uniformização das regras de segurança bancária e de transporte de valores. Hoje são distintas em cada estado e município brasileiro.


Disposta através da PEC 8/2018, do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), a proposta já está pronta para votação em Plenário. Se aprovada, caberá somente à União definir as regras de segurança dos bancos, padronizando produtos, serviços, rotinas, processos, instalações e equipamentos, com um mínimo de falhas e impactos negativos.


Com a aprovação da proposta também será atribuída ao Congresso Nacional, com sanção presidencial, a regulamentação de serviços, funcionamento e segurança de estabelecimentos bancários. 


A iniciativa é de extrema importância, visto que a insegurança vem tomando conta dos bancários, que estão sendo obrigados a trabalhar em um ambiente hostil e com um sistema de segurança evidentemente enfraquecido. Na Bahia, só no ano passado, foram registrados 34 ataques a bancos.