Santander atende pedidos e toma medidas preventivas

O Santander atendeu pedidos do Comando Nacional dos Bancários sobre medidas preventivas por conta do coronavírus. O horário de funcionamento das agências foi alterado, com atendimento prioritário para pensionistas e clientes idosos, das 9h às 10h, e para os demais, das 10h às 14h.


O banco espanhol também suspendeu as demissões no período da pandemia, com exceção dos casos de justa causa e desrespeito ao código de ética da empresa.


No caso das pessoas que integram os grupos de risco (idosos, diabéticos, hipertensos e quem tem insuficiência cardíaca, renal ou doença respiratória crônica) e gestantes, o bancário deve procurar um médico e encaminhar atestado ao RH do Santander e ao gestor. Uma declaração deve ser enviada ao banco com a informação, se não obtiver o atestado, e o funcionário deve trabalhar de casa ou aderir às férias coletivas, a depender do quadro e da orientação do RH. 


Outras medidas tomadas pela empresa foram o escalonamento do acesso de clientes ao interior das agências, a antecipação do pagamento de 100% do 13º salário e uma linha de crédito para empresas com conta no banco que queiram antecipar o pagamento do benefícios aos empregados. Também reforçou a higienização e limpeza nas áreas administrativas e tem ampliado o número de colaboradores em sistema de home office.


Casos
A orientação do Santander sobre os casos suspeitos de COVID-19 é de afastamento imediato por sete dias e acompanhamento dos sintomas. A Central de Emergências (0800 723 44 72) está disponível para quem tiver nestas condições.


Neste caso, o gestor deve ser notificado por e-mail e o afastamento deve ocorrer por 14 dias. A agência onde o trabalhador está lotado deve ser higienizada e todos que tiveram contato devem ser afastados por sete dias e seguir os procedimentos dos casos suspeitos.