SBBA divulga lista da ação de indenização de 1h para a função de 6h

A lista está disponível na aba Processos Jurídicos no site bancariosbahia.org.br. O SBBA encontra-se em negociação com o Banco do Brasil para liquidar a ação o mais rápido possível.

Por Ana Beatriz Leal

O Sindicato dos Bancários da Bahia divulga a lista da ação nº. 001164-33.2012.5.05.28, que tem como objeto indenização do intervalo intrajornada de 1h para os funcionários do Banco do Brasil que trabalharam mais de 6h, ou seja, fizeram hora extra e não gozaram intervalo devido.  
 

Vale ressaltar que normalmente os funcionários de carga horária de 6h, quando do exercício de hora extra, gozavam apenas do intervalo de 15 minutos, mas o correto seria de 1h. Assim, o Sindicato ingressou com ação e o BB foi condenado pela Justiça do Trabalho a indenizar o intervalo de 1h. A ação foi ajuizada em 2012 e retroage para efeito de cálculo a 2007.
 

A lista está disponível na aba Processos Jurídicos no site bancariosbahia.org.br. O SBBA encontra-se em negociação com o Banco do Brasil para liquidar a ação o mais rápido possível. Vale frisar que as partes, em comum acordo, solicitaram ao juiz a suspensão das execuções provisórias tendo em vista o processo negocial para por fim à demanda. 
 

Para o diretor do Departamento Jurídico, Fábio Ledo, a expectativa é que o banco apresente uma proposta justa aos bancários, evitando assim um longo processo executório. Caso o BB apresente proposta favorável, o Sindicato vai convocar assembleia para decisão dos beneficiários.
 

Para aqueles que não constam na lista e atendem aos seguintes critérios: ser da base do Sindicato no período e ter trabalhado mais de 6h sem gozar intervalo de 1h, devem procurar o Sindicato munidos do seu histórico funcional para análise e possível inclusão no processo.