Artigo

Máscara salva vidas. Use

Postado dia: 15/09/2020 - 00:00

MÁSCARA SALVA VIDAS. USE! Com este slogan o IAPAZ-Instituto de Estudos e Ação pela Paz com Justiça Social, iniciou uma campanha pelo uso de máscara como uma das formas de se prevenir da COVID-19, nossa primeira visita foi na sede do Movimento de População em Situação de Rua no Pelourinho onde distribuímos 200 máscaras. Falamos sobre a campanha do instituto e discutimos possível parceria na área de psicologia. 


O Brasil infelizmente já acumula 131.663 mortes que poderiam ser evitadas e o número de infectados chega a 4.330.455, dados de hoje, 14/09/20. Em 19 de maio/20, o país teve 1130 perdas humanas e o número acumulado nesse dia era de 17.983,  a partir dessa data até 11 de setembro/20 o número médio de mortes diárias durante todo esse período foi de 1061, informações no https://www.worldometers.info/coronavirus/. 


Nas últimas semanas observamos uma redução do número de perdas humanas e de infectados o que se constitui numa boa notícia, mas a situação ainda é muito grave. O número ainda está num patamar muito alto. E a situação não é mais grave ainda em função de setores da sociedade incluído governadores, prefeitos parte da mídia e outros movimentos organizados, seguirem as orientações da OMS-Organização Mundial da Saúde.


Esse momento é crucial para a população tendo em vista o retorno as atividades normais, mesmo com risco de contaminação. Diante dessa situação cabe um alto grau de consciência para preservar vidas, através de medidas preventivas já conhecidas, como uso de álcool em gel, lavar as mãos com água e sabão, distanciamento social,  uso correto de máscara, e o isolamento social quando possível.


O IAPAZ está sempre na luta em defesa da vida e da justiça social, nesse sentido estamos realizando essa campanha com o slogan, MASCARA SALVA VIDAS. USE!. O momento é muito delicado, não se trata apenas de números, cada perda humana representa uma história, uma dor, um sofrimento insuportável para a família e amigos, e a situação é mais grave ainda quando sabemos que essas mortes poderiam ser evitadas.


O IAPAZ precisa de você, abrace essa campanha através dos  seguintes endereços no Instagram: https://www.instagram.com/iapazinstituto/ e https://www.instagram.com/alvarogomes.iapaz/.


* Álvaro Gomes é diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ