Artigo

Eu não sou petista. Eu estou petista

Postado dia: 13/05/2022 - 00:00

E, essencialmente, por 5 razões:

 

1) Não há quadro político melhor, no momento, do que Lula. Não só pelo que já fez, mas por ser honesto. Esta última verificação eu agradeço à PF e ao juiz Moro. Antes da perseguição insana deles eu tinha dúvidas sobre a honestidade do Lula. Depois de mais de 3 anos de violência institucional contra ele sou obrigado a reconhecer que é honesto. Eu e quase metade do Brasil, por isto ele cresce nas pesquisas. 

 

2) Ninguém tem a capacidade de conciliação de Lula. Se eu quisesse revolução estaria em grupo armado, se quisesse manter tudo como está estaria compartilhando meme do mbl e fazendo propaganda da direita. 

 

3) Como valor de vida, não compactuo com desigualdade e fome. Só um chefe do executivo, em 500 anos, atacou estas duas coisas e foi bem sucedido. 

 

4) Lula tem mais de 24 títulos de doutor honoris causa pelo mundo e mais de 80 prêmios. Confio mais na diversidade, no distanciamento e na competência de quem ofereceu estes prêmios do que de quem o chama de "nine" ou "lulaladrão". 

 

5) A onda de fascismo que assola o mundo e o Brasil não nos permite ficar jogando com possibilidades. É preciso ganhar a próxima eleição se quisermos reverter o caos que está aí. Não é hora de apostar.


* Fernando Horta é historiador