Crise: Jair Bolsonaro pode levar país à recessão

Todos estão preocupados como a pandemia do coronavírus e as medidas do governo Bolsonaro podem levar o Brasil à recessão econômica. Em carta aberta, professores do Instituto de Economia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) pediram a revisão das decisões de combate à crise provocada pela doença.


Apontam revisão otimista de uma queda no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro de 2% e a mais pessimista chega a 8% com deflação. Lembraram que a Emenda Constitucional nº 95, o Teto dos Gastos e as reformas trabalhista e da Previdência ampliaram as vulnerabilidades para enfrentar os desafios das crises de saúde e econômica provocadas pela Covid-19.


Os docentes sugeriram medidas como ampliação dos benefícios e de programas de transferência de renda para famílias, de trabalhadores formais e informais que perderem ou tiverem a capacidade de geração de renda diminuída pela crise. Eliminação da fila do Bolsa Família e reajuste do benefício e recomposição da verba de saúde em relação aos mínimos constitucionais definidos antes da EC 95/2016, além da garantia de recurso extra para ampliação de testes, de leitos e aquisição de equipamentos para emergência.


Querem que o governo e o Congresso Nacional alterem as demais regras fiscais vigentes, além do Superávit Primário, como a Regra de Ouro e a suspensão do Teto de Gastos, de forma a se criar um espaço legal para a necessária política de expansão dos gastos públicos e suspendam multa, juros e penalização sobre pagamento atrasado de contas dos serviços de utilidade pública.