Ato contra isolamento mostra a face egoísta da elite

Ignorando recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde), decretos municipais e estaduais, para que as pessoas façam o isolamento social, na tentativa de conter a pandemia do coronavírus, alguns empresários têm marcado manifestações convocando a volta ao trabalho. Na Bahia, o movimento desrespeitoso será coibido pela Policia Militar, autorizada a agir com rigor. 


Através de carretas pelas cidades brasileiras, a atitude irresponsável convoca pessoas a deixarem suas casas para participar de manifestação que acontecerá no domingo (29/03).  A atitude do Governador do Estado, Rui Costa (PT), foi de acionar a Secretaria de Segurança da Bahia determinando que cancelasse qualquer tipo de carreata ou aglomeração com esta finalidade.


Com o slogan “Isola Grupo de Risco”, os manifestantes pedem que o isolamento só atinja pessoas que já tenha uma doença prévia, ou idosos acima de 60 anos. O risco deste pedido é que, por ser um vírus altamente transmissível, o jovem trabalhador ao circular pelas ruas, leve a contaminação para o lar e transmita a outras pessoas. Sem contar que o covid-19 também tem levado a internação a pessoas aparentemente saudáveis e, em alguns casos, chegando a morte.


O movimento é incentivado pelo presidente Jair Bolsonaro, que pressiona governos estaduais pela reabertura do comércio e serviços. Parte também dos empresários, que não aceita perder parte do lucro, mesmo que tenha de expor funcionários e até familiares ao risco de morte.