Funcef suspende o pagamento de empréstimos

Com a pressão dos participantes e das entidades representativas, a Funcef anunciou a suspensão do pagamento de prestações de empréstimos até junho de 2020. O primeiro comunicado da Fundação foi que suspenderia a linha de crédito, sem a mínima preocupação com o impacto financeiro na vida dos trabalhadores em decorrência da pandemia de coronavírus.

 
Estão suspensos os pagamentos das modalidades CredPlan (fixo, váriavel, fixo 120 e variável 240), Credinâmico (fixo e Variável) e Crédito ao Participante para Integração de Reserva Previdenciária.


A suspensão não se enquadra a algumas modalidades de empréstimo, a exemplo da antecipação do 13º salário ou participantes que estejam cancelados, licenciados ou recebendo o BPD (Benefício Proporcional Diferido). 


Vale ressaltar que a Funcef ainda não adotou medidas que amenizariam a angústia dos participantes. Não se posicionou sobre a revisão do equacionamento, o restabelecimento da margem consignável, nem sobre as concessões de novos empréstimos no CredPlan.