Desemprego aumenta e atinge mais de 12 milhões

Mais brasileiros estão procurando trabalho. A taxa de desemprego subiu para 11,6% no trimestre encerrado em fevereiro. Em números, o país tem 12,3 milhões de desempregados. São 479 mil a mais do que o verificado em novembro.


Os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados nesta terça-feira (31/03), mostram ainda que, sem oportunidade no mercado formal, mais pessoas buscam a informalidade para sobreviver e sustentar a família. O Brasil tem hoje 38 milhões de trabalhadores informais.


Em todas as categorias, a informalidade avança mais: empregados sem carteira no setor privado (5,1%, 569 mil), trabalhadores por conta própria (3,2%, 766 mil), sem carteira no setor público (6%, 128 mil) e trabalhador doméstico sem carteira (2,5%, 111 mil).


A subutilização da força de trabalho foi de 23,5%, praticamente estável em relação a novembro (23,3%). São 26,8 milhões de pessoas nessa situação. Já os desalentados somam 4,7 milhões e representam 4,2% da força de trabalho, taxa que se mantém estável.


Ainda segundo o IBGE, o rendimento médio do trabalhador foi de R$ 2.375,00, no trimestre encerrado em fevereiro. Importante destacar que a pesquisa foi feita antes de a pandemia causada pelo coronavírus chegar ao Brasil. Portanto, ainda não é possível perceber os reflexos no mercado de trabalho.