Banco Central deve ajudar no combate à pandemia

O PL 2184/20 vai na contramão do governo federal, que primeiro adotou medidas destinadas à saúde dos bancos no enfrentamento à crise causada pelo Covid-19. Em tramitação na Câmara Federal, o projeto de lei quer direcionar o lucro contábil do Banco Central para ações diretas de combate à pandemia do coronavírus. 


Hoje o valor é de mais de US$ 340 bilhões. Pelo PL, o recurso deve ser destinado, mensalmente, para fortalecer o SUS (Sistema Único de Saúde) e a seguridade social. Além de financiamento de pesquisas científicas, desenvolvimento da indústria estratégica de defesa nacional e aporte a estados e municípios.


Como as medidas tomadas pelo governo não garantem segurança econômica nem saúde para a população, o projeto do deputado Paulo Teixeira (PT-SP) prevê também ações que contenham a crise econômica, com a preservação da renda do trabalhador e manutenção das micro e pequenas empresas. 


Para deixar o sistema financeiro ainda mais estável do que já é, o governo diminuiu o depósito compulsório, parte do dinheiro dos bancos privados que fica no BC como uma trava de prudência. Uma transferência da ordem de R$ 1 trilhão, que significou queda de 25% para 17% do patrimônio das empresas.