Sindicato presta orientações sobre o auxílio-doença

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está com os procedimentos presenciais suspensos devido a pandemia do novo coronavírus até o dia 22 deste mês podendo ser prorrogado ou não. 


Em decorrência da suspensão, a partir de 13 de abril, foi implantada a ferramenta que possibilita o encaminhamento dos documentos no sistema Meu INSS e muitos segurados receberam a solicitação para encaminhar. É de extrema importância o envio correto dos documentos solicitados, como RG, atestado médico, relatório médico legível, com CRM do médico,  carimbo e assinatura  do médico, CID (Classificação Internacional de Doenças) da patologia sem rasura, CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), laudos dos exames médicos.


O Departamento de Saúde do Sindicato orienta que o trabalhador monitore os canais disponíveis para verificar o andamento do benefício, através do Portal Meu INSS e ficando alerta aos avisos pelo e-mail, SMS ou ligação pelo telefone 135. 


Vale lembrar que no momento as análises dos benefício são apenas para adiantar o pagamento do beneficiário, referente a um salário mínimo. E após o término do regime de plantão reduzido nas agências, os beneficiários serão submetidos à perícia médica.


O Departamento de Saúde segue em quarentena preventiva para conter a proliferação da Covid-19. Todos os procedimentos são realizados através do telefone (71) 3329-2333, Whatsapp (71)99983-6589 ou por emails saude@bancariosbahia.org.br e sbbasaude@gmail.com.


Os serviços realizados à distância são, emissão e registro de CAT, marcação e resultado de perícia, marcação de prorrogação e outras orientações.