Segunda parcela do auxílio começa a sair quarta

A Caixa começa a pagar a partir do dia 20 de maio a segunda parcela do auxílio emergencial aos brasileiros atingidos pela crise do coronavírus. A data foi divulgada pelo governo federal nesta sexta-feira (15/05), após semanas de atraso. A liberação estava prevista para começar em 27 de abril.


As pessoas com poupança social serão as primeiras e terem os recursos. O valor de R$ 600,00 poderá ser utilizado apenas para pagamento de boletos e realização de compras por meio de cartão e débito virtual.


De acordo com o calendário, na quarta-feira (20/05) o auxílio ficará disponível para os nascidos em janeiro e fevereiro. Na quinta (21/05) é a vez dos nascidos em março e abril. Já os beneficiários de maio e junho recebem na sexta (22/05). 


Os nascidos em julho e agosto terão o valor liberado no dia 23 de maio. Em 25 de maio sai o benefício dos aniversariantes dos meses de setembro e outubro. Por último, no dia 26, serão os nascidos em novembro e dezembro. 


A liberação para saques e transferências bancárias começa no dia 30 de maio e segue até 13 de junho, cada dia corresponde a um mês. Segundo a portaria, a divisão foi feita para organizar o fluxo de pessoas nas unidades bancárias e evitar aglomerações.  

 

Bolsonaro barra extensão do benefício
O presidente Jair Bolsonaro dá mais uma prova de que não se preocupa efetivamente com o povo brasileiro. Na real, a única preocupação é com a saúde financeira das empresas. Para o trabalhador que passa necessidade durante a pandemia causada pelo coronavírus, é desprezo total.


Não à toa vetou a extensão do auxílio emergencial para mais pessoas que sofrem as consequências da crise. O projeto aprovado pelo Congresso Nacional previa a ampliação do benefício para taxistas, motoristas de aplicativos, ambulantes que vendem alimentos, agricultores, entre outros. Mas, Bolsonaro vetou.