Eleição realizada com transparência e segurança

Transparência é a marca do Sindicato dos Bancários da Bahia. Da mesma forma, o processo eleitoral, feito com extremo cuidado e segurança, para evitar qualquer tipo de irregularidade. A empresa contratada, Nvgo, tem grande credibilidade no mercado, inclusive experiência no desenvolvimento de sistemas de eleições para outras entidades.


As senhas foram criptografadas através do formato BCRYPT e susceptíveis à auditoria. O sistema eletrônico de votação foi dividido em duas partes. Na primeira, o associado conferia e validava os dados pessoais. Se identificasse algum equívoco, podia entrar em contato com a secretaria do Sindicato, que funcionou em esquema especial nos cinco dias de pleito. Ao atualizar as informações, o sistema gravava o IP, hora, navegador e MAC do computador.


Na segunda etapa – da votação propriamente dita – o mesmo CPF só podia votar uma única vez. Se tentasse novamente, o sistema, além de não permitir, gravava a tentativa por questões de segurança e de uma possível auditoria no futuro. 


A divulgação do resultado só saiu depois de a Comissão Eleitoral analisar todos os votos computados entre 8h de segunda (11/05) e 18h desta sexta-feira (15/05), garantindo a lisura do processo eleitoral.