Retomada da economia depende das estatais

A pandemia causada pelo coronavírus evidencia a importância das empresas públicas na retomada da economia no país. Os bancos, por exemplo, podem colaborar reduzindo drasticamente a taxa de juros. Caso o contrário, pessoas físicas e jurídicas podem quebrar. Além disso, especialistas defendem a tributação das grandes fortunas, heranças e dividendos.   


Apesar da desorganização do governo federal, a Caixa como banco 100% público está sendo fundamental para garantir o pagamento do auxílio emergencial para os desempregados e trabalhadores informais. Através do cadastro do Bolsa Família, 20 milhões de famílias conseguiram receber o benefício. 


A Caixa, Banco do Brasil, BNDES e Petrobras foram essenciais na crise de 2008, pois graças às estatais foi possível continuar gerando emprego e renda na contramão da recessão. Para ajudar o país a encarar a crise, o aumento dos investimentos da Petrobras foi de cerca de 48%. A Caixa subiu para 33% as operações de crédito, enquanto a Eletrobrás aumentou 23% dos investimentos.