Caixa diminui proteção à saúde dos empregados

Em uma atitude equivocada, a Caixa abrandou as medidas do novo protocolo de atuação de gestores e empregados, o que pode colaborar para que as agências se transformem em um local maior de propagação do novo coronavírus. Por conta do anúncio feito pelo banco nesta segunda-feira (18/05), o movimento sindical quer que a decisão seja revista, pois diminui a proteção à saúde dos trabalhadores e clientes. 


A Caixa modificou o item do protocolo que estabelecia a quarentena de até 14 dias no caso de sintomas na unidade. Com a alteração, agora o bancário deve apresentar o exame PCR, que detecta o vírus causador da Covid-19, para confirmar a doença. Ação que não era exigida antes. 

 

Ainda foi alterado o prazo de cinco para sete dias corridos o prazo da quarentena para os empregados que tiveram contato próximo com o suspeito ou contaminado. O banco também retirou a parte que dizia “podendo se estender para 14 dias (no caso de sintomas em algum outro empregado ou terceirizado), em prol da saúde individual e coletiva”.


O descaso da instituição financeira é reforçado no texto. As palavras “tiveram contato” estão em negrito para ressaltar que só os empregados que tiveram contato físico direto serão afastados. A empresa desconsidera que o vírus se aloja nas superfícies e locais deixando os funcionários que continuam trabalhando nas agências expostos.


Pelo documento, o prazo de sete dias deve ser contado desde a data do afastamento do bancários. Porém, o PCR só pode ser feito entre o 3° e o 10° dia do início dos sintomas de Covid-19 e os resultados demoram a sair, a depender da cidade ou estado. A Caixa ainda retirou a expressão que garantia o afastamento para trabalho remoto sem atestado do empregado que apresentasse sintomas. Só retrocessos.


As entidades representativas vão reforçar a reivindicação para que o banco amplie as medidas de proteção à saúde tanto dos trabalhadores, quanto dos clientes. É uma irresponsabilidade a Caixa retroceder nas ações preventivas, enquanto o número de casos de contaminados pelo novo coronavírus aumente em todo o país.