O TSE sob nova direção a partir desta segunda


A presidência do Tribunal Superior Eleitoral ganha nova direção a partir desta segunda-feira (25/05). Sai Rosa Weber e entrar Luís Roberto Barroso. A troca traz grande expectativa em toda sociedade, principalmente nos meios políticos e do Direito. Só mudança de nomes?

A ex-presidenta é acusada de não ter tido uma ação mais firme no processo eleitoral de 2018, o qual comandou e foi marcado por muitas denúncias e escândalos com força suficiente para adulterar a vontade popular.

O novo presidente, criticado por não assumir no STF uma postura mais contundente às excepcionalidades do neofascismo, assume o TSE em um momento extremamente delicado da vida nacional, com o país afundado em uma grave crise política, institucional, econômica e sanitária.

A eleição municipal é aguardada com grande expectativa, pois o resultado impacta diretamente na corrida presidencial de 2022 e, portanto, deve produzir muitos problemas e recursos judiciais. O primeiro desafio para Barroso é decidir se o pleito será mesmo realizado este ano e fixar novos prazos para o processo eleitoral.